Receitas da Alessandra

Minhas receitas favoritas!

Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Adoro inventar coisas na cozinha, especialmente doces de forno!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Bolo e muffins de framboesa















Voltando de uma reunião inexistente (achei que era hoje mas era amanhã), me deu vontade de ir brincar na cozinha. No fim de semana eu comprei quatro livros de receitas do Le Cordon Bleu (muffins, biscoitos, café da manhã e culinária regional francesa) e já estava ansiosa para testar pelo menos alguma delas. Passei na verduraria aqui perto de casa procurando blueberries, mas só tinha framboesa - aí eu tive que fazer o sacrifício de comprar :-) Comprei logo meio quilo, nunca é demais! (se alguém de Brasília ler isso, eu comprei no Tigrão da 409 sul). No livro de muffins, a receita levava muito açúcar mascavo, e eu só tinha um pouquinho na despensa! Bateu a preguiça de sair de novo só pra comprar açúcar mascavo, então resolvi misturar umas receitas. Peguei uma receita de bolo de baunilha básica da minha avó, tasquei as framboesas dentro e pus no forno. Usei a mesma receita para o bolo e para os muffins (12 médios). Para não ficar tudo com a mesma cara, nos muffins eu pus uma cobertura crocante que tem no livro do Le Cordon Bleu. Já no bolo, eu fiz um coulis de framboesa e joguei por cima. E sobraram framboesas, que congelei! É bem fácil de fazer e não leva açúcar. Aqui tem o processo, tá em inglês mas tá bem ilustrado, acho que é fácil de entender.

Massa
2 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
1 tampinha de essência de baunilha (eu botei mais!)
250g de framboesas frescas (se forem congeladas, não descongele antes de botar na massa, acrescente-as ainda congeladas imediatamente antes de levar para o forno)

Cobertura crocante
50g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
30g de manteiga sem sal gelada

Coulis de framboesa
1 colher de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de framboesa fresca
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de vinho branco seco

Para fazer a massa: bata a manteiga com o açúcar, que é colocado aos poucos. Coloque os ovos, um a um, e deixe bater mais. Peneire a farinha com o fermento e vá acrescentando à massa, alternando com o leite (eu fiz na batedeira mesmo, a massa é bem leve). Coloque em formas untadas e leve ao fogo médio-alto pré-aquecido por cerca de meia hora (varia de forno para forno). Essa massa rende duas formas de bolo redondas com furo no meio, mas eu fiz um bolo e 12 muffins médios. Lembrando que os muffins ficam prontos antes!

Para fazer a cobertura crocante: misture todos os ingredientes com a mão ou com um garfo (com a mão é melhor, mas eu usei um garfo porque minhas unhas estão compridas e aí é anti-higiênico). Espalhe sobre os muffins. Fica tipo uma farofa, daquelas que se põe em cima de cuca no Rio Grande do Sul.

Para fazer o coulis: em uma frigideira antiaderente, adicione o açúcar, a framboesa, a água e deixe durante 10 minutos em fogo médio. Em seguida, acrescente o vinho e mexa bem até ficar consistente. Eu não usei vinho, não ia abrir uma garrafa inteira por causa de 2 colheres.

Depois que desenformei o bolo, eu fiz vários furos com o garfo e joguei o "coulis" quente por cima (eu não deixei cozinhar tanto, não queria que virasse geléia). Ficou TÃO BOM!!! Os muffins também ficaram ótimos, mas a farofa que vai em cima pode ter menos farinha, que eu acho que fica melhor.

A propósito, usei formas de silicone. Minha mãe tinha uma cisma com elas, achando que os bolos não ficavam marronzinhos. Pois ficam! A única desvantagem da forma de silicone é que ela é molenga, e se você não tem a placa pra botar embaixo (como é meu caso) a forma cai entre as grades do forno e o assado fica meio torto. Ainda assim, eu não sinto saudades das formas de alumínio! Existe uma dica: nas três primeiras vezes que você for usar a forma de silicone, unte MUITO BEM com manteiga e farinha. Passadas essas três vezes, não precisa mais untar porque a massa não gruda. Não é excelente?

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Rocio disse...

A verdade é que parece muito rica e receita muito fácil de fazer, mas eu não sou muito bom na cozinha, então eu acho que desta vez vou encomendar delivery comida

25 de fevereiro de 2013 às 16:04  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial