Receitas da Alessandra

Minhas receitas favoritas!

Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Adoro inventar coisas na cozinha, especialmente doces de forno!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Torta de framboesa



Para inaugurar meu blog, vou compartilhar uma receita que inventei em uma tarde sem nada para fazer. Minha inspiração foi uma tortinha de maracujá e framboesa que comi na confeitaria Ladurée, em Paris.

Massa
200 gramas de biscoito Maria ou maisena
100g de manteiga sem sal gelada

Recheio
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
200g de framboesas frescas (ou descongeladas)
1/2 medida da lata de suco de maracujá concentrado

Para fazer a massa, primeiro triture os biscoitos no liquidificador ou no processador. Não precisa ficar uma farinha muito fina, eu até prefiro deixar em pedacinhos maiores. Misture o biscoito triturado com a manteiga cortada em cubinhos até virar uma farofa. Se a manteiga estiver quente, vai virar uma pasta e o resultado final não é o mesmo (embora não fique ruim!). Forre uma fôrma de aro removível ou um refratário com a farofa, apertando bem para dar liga. Leve ao forno até secar um pouco - aqui vai da preferência da cada um. Tem gente que gosta da massa mais torrada e crocante, tem gente que gosta da massa mais clara. Para mim, uns 10-15 minutos em forno médio-alto são suficientes.

O recheio foi uma invencionice minha! Misture o leite condensado, o creme de leite e as framboesas em uma panela, mexendo até as frutas desmancharem, dando ao creme uma cor rosada (vide foto). Tire do fogo e acrescente o suco de maracujá (como achei que não ia ficar firme o suficiente, em vez de botar gelatina ou maisena, resolvi talhar o creme com suco de maracujá concentrado; talvez com limão também fique bom, nunca testei). Ponha o creme dentro da forma com a massa e espere esfriar para levar à geladeira. Se quiser, decore com framboesas (como fiz na foto).

Claro que dá pra trocar a massa de biscoito pela massa tradicional de torta, mas eu prefiro a massa de biscoitos. Inclusive, é a mesma que uso para fazer torta de limão e cheesecake. Também dá pra trocar a fruta por amora, cereja, blueberry (mirtilo)... O recheio também pode ser feito sem a fruta; nesse caso, não leve ao fogo, pois a mistura vai talhar sozinha.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Que torta gostosa! Achei uma ótima idéia de usar maracujá com framboesas. Aqui em Teresópolis não temos framboesas. Vou tentar com uma outra fruta, como amora ou morango.
Beijos -

25 de fevereiro de 2008 às 17:16  
Anonymous Anônimo disse...

Olá!!!!
Vc pode colocar a forma de silicone dentro de uma de alumínio,para dar sustentação e tb não correr o risco de se queimar ao retilá-la do forno,ok????

Meu abraço...
Suh

30 de novembro de 2009 às 18:47  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial