Receitas da Alessandra

Minhas receitas favoritas!

Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

Adoro inventar coisas na cozinha, especialmente doces de forno!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"Brownie McBrown"


O nome foi criado em conjunto com as minhas irmãs Carol e Evy. Nós estávamos em busca DA receita de brownie (the quest for the ultimate brownie recipe). Testamos várias, algumas até muito boas, mas nenhuma comparada a essa daqui. A receita original é da avó da Evy, mas eu não me agüentei e mudei algumas coisinhas.

Massa
1 barra (170g) de chocolate meio amargo
1 barra (170g) de chocolate ao leite
9 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de baunilha
3 ovos
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de farinha
1 pitada de sal (se a manteiga for sem sal)
opcional: 1 xícara de nozes, castanhas, amendoins, etc. picados, ou uma barra de chocolate com amendoim, ou avelã, ou castanha, etc., picada em pedaços grosseiros

Calda
100g (ou meia barra de 170g) de chocolate meio amargo
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel

Derreta as barras de chocolate com a manteiga (eu faço no microondas mesmo, vou botando de minuto em minuto, até estar bem derretido). Bata os ovos e o açúcar até virar uma massa clara e fofa (eu uso batedeira). Acrescente o chocolate derretido, a farinha, a baunilha e o complemento (opcional). Unte uma assadeira retangular (32cmx22cm) e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 20 minutos (aqui é sempre mais; faça o teste da faca ou do palito, quando sair sem massa grudenta está bom).

Para fazer a calda, junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Quando levantar fervura, deixe ferver por cinco minutos e desligue o fogo. Sirva imediatamente.

Já vou avisando: ele não cresce muito e a massa fica pesada mesmo. Não é um bolo, é um brownie! Se quiser, troque a barra de chocolate ao leite por outra de chocolate meio amargo. Eu uso dos dois tipos porque gosto de mais doce. Se você optou por botar a barra picada dentro da massa, ficam pedacinhos de chocolate mais ou menos derretido pelo brownie todo, além de ter as castanhas que você escolheu (eu sempre uso com amendoim, fica perfeito!).

Sirva quente, com sorvete e calda, ou frio e puro. Esse fica bom de qualquer jeito e some no mesmo dia!

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Blogger Cris disse...

Esta parece ser "THE recipe!" A vó da sua irmã Evy não é sua avó também? :-) O cortador eu comprei no Brasil mesmo, há muito tempo, mas tem no Amazon, chama-se top pie cutter. Bjs!

25 de fevereiro de 2008 17:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial